Promoções
Notícias
Notícias
CulturaDireitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoJustiçaLiteratura CristãMeio AmbienteNotíciasPoliciaSaúdeTurismo
ProgramaçãoAnuncie
08:06
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Quatro consórcios públicos recebem certificação do SUSAF-BA durante o Festival do Queijo Artesanal da Bahia
Imagem: André Frutuôso- Ascom/CAR

Quatro consórcios públicos recebem certificação do SUSAF-BA durante o Festival do Queijo Artesanal da Bahia

“Iniciamos a 2ª edição do Festival e inovamos com o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, uma agenda positiva que valoriza aqueles e aquelas que produzem queijos e

Por DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM 100.9
31 de Outubro de 2025 às 14:09

Mais quatro consórcios públicos da Bahia receberam, na quinta-feira (30/10), a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-BA). A entrega ocorreu durante a abertura da 2ª edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia, realizada no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, e marcou também a premiação dos queijos e derivados lácteos que participaram do 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia.

Os certificados do SUSAF-BA foram entregues aos consórcios públicos dos territórios Recôncavo, Bacia do Paramirim, Piemonte Norte do Itapicuru e Alto Sertão. Com a certificação, os empreendimentos que já possuíam registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) passam a poder comercializar seus produtos em todo o território baiano, ampliando mercados, fortalecendo a economia rural e garantindo mais segurança e qualidade aos consumidores.

“Iniciamos a 2ª edição do Festival e inovamos com o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, uma agenda positiva que valoriza aqueles e aquelas que produzem queijos e derivados lácteos de alta qualidade. Isso é resultado de uma política pública construída em parceria com os consórcios públicos. Hoje, já temos 406 municípios certificados com o SIM, e agora avançamos com o SUSAF- BA, cuja lei foi aprovada em 2024”, destacou Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Durante a abertura do Festival, o Consórcio Chapada Forte também entregou a certificação do SUSAF-BA ao Laticínio Fazenda Bantu, do município de Itaberaba. Bianor Neto, produtor de queijos e iogurtes artesanais da marca Bantu, destacou o impacto direto da certificação: “Antes, vendíamos nossos produtos apenas para 28 municípios. Com o SUSAF-BA, agora podemos comercializar em toda a Bahia”, comemorou.

Representando o Consórcio Alto Sertão, Claudete Lélis, coordenadora de Contratos e Convênios, celebrou a adesão ao SUSAF-BA e ressaltou o compromisso da equipe técnica com a ampliação dos resultados. “Estamos empenhados para que os 18 municípios atendidos pelo consórcio, junto com as secretarias de Agricultura, possam fortalecer os empreendimentos locais, garantindo segurança alimentar e ampliando o acesso ao mercado. Parabéns ao Governo do Estado por essa iniciativa e por permitir que os agricultores familiares acessem tanto o mercado institucional quanto o formal”, afirmou.

Sobre o SUSAF-BA

O Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-BA) garante padrões sanitários rigorosos e amplia a confiança nos produtos da agricultura familiar, valorizando o trabalho das famílias do campo. Ao adquirir produtos com certificação, os consumidores contribuem para o fortalecimento da economia local e para a permanência das famílias na atividade rural.

Sobre o Festival

O 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia acontece até sábado (1º/11), no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O evento é uma realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da CAR/SDR, em parceria com a Associação de Produtores de Queijo da Bahia, Unicafes Bahia, e com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE)e de Turismo (Setur).

Serviço

📍 Evento: 2ª edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia
📅 Data: 30 de outubro a 1º de novembro de 2025
📌 Local: Mercado do Rio Vermelho – Salvador (BA)
🕛 Horário:
• Sexta-feira (31/10) e sábado (1º/11): das 12h às 21h

Veja mais

Notícias
1.
2º Fórum Bahia Digital abre inscrições com agenda de palestras sobre inovação e gestão pública
Notícias
2.
Seagri debate projeto de arborização em Barreiras com apoio de instituições locais
Notícias
3.
Último bloco de estudantes atletas viaja para competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
Notícias
4.
Jerônimo Rodrigues abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e autoriza recuperação do Museu da Ciência e Tecnologia da Bahia
Notícias
5.
Festival de Cinema Infantil de Florianópolis encerra edição com show de Adriana Calcanhoto e anúncio de filmes vencedores
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!