Notícias→Notícias→Último bloco de estudantes atletas viaja para competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
Imagem: Ascom/SEC com informações da Ascom/Sudesb
Último bloco de estudantes atletas viaja para competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs)
O terceiro e último bloco da delegação baiana formado por 67 estudantes atletas de 11 a 14 anos embarcou, no domingo (19), no Aeroporto Internacional de Salvador, com destino
Por DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM 100.9
20 de Outubro de 2025 às 11:20
O terceiro e último bloco da delegação baiana formado por 67 estudantes atletas de 11 a 14 anos embarcou, no domingo (19), no Aeroporto Internacional de Salvador, com destino à Uberlândia, em Minas Gerais, para disputar a etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025. Acompanhados por técnicos, oficiais e comissão técnica, eles irão competir, até o dia 26 de outubro, nas modalidades basquete, handebol, ginástica artística, karatê, wrestling e xadrez.
Com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), toda a equipe viajou com passagens aéreas e uniformes fornecidos pelo Governo do Estado que, a cada ano, vêm fomentando a participação de estudantes em diferentes competições esportivas.
Os jovens atletas, que estudam em escolas públicas e particulares dos municípios de Salvador, Uruçuca, Lauro de Freitas, Pojuca, Camaçari, Juazeiro e Lençóis têm um único objetivo em comum: vencer cada competição para trazer na bagagem o maior número de medalhas possível para a Bahia. Só dá rede estadual, são 26 estudantes nesta etapa.
Enzo Lima , 13 anos, 8º ano, do Colégio Estadual Maria Romana Calmon, em Salvador, irá competir na ginástica artística. “Só tenho três meses praticando este esporte e já tenho uma medalha de ouro em casa, que conquistei na Copa Estrela, em Salvador. Agora, pretendo trazer mais uma de ouro neste campeonato e eu estou muito feliz por essa oportunidade”, disse o jovem, que está viajando de avião pela primeira vez.
Quem também está ansiosa e confiante para para se destacar na competição, na modalidade handebol feminino, é a estudante Ana Clara Amaral, 13 anos, 8º ano, do Colégio estadual Rotary Clube, localizado em Juazeiro. “Estou muito contente com esta oportunidade de competir em outro estado pela primeira vez, contra estudantes de outras regiões. Estou com boas expectativas, pois eu treinei muito com a ajuda da minha professora”, comentou.
Para a técnica e professora de Ana Clara, Ingrid Batista, que está responsável por duas esquipes de handebol (masculino e feminino), as experiências nos JEBs trarão um impacto positivo na vida dos estudantes. “O Colégio Rotary é tetracampeão estadual nos JEBs e está é a primeira vez que vamos representar a Bahia na etapa nacional. Esperamos fazer uma belíssima competição. Eu, como fruto do esporte, super apoio, incentivo e utilizo o esporte como ferramenta para educar esses alunos, para mostrar as possibilidades que eles têm na vida. Eu me sinto realizada e estou muito orgulhosa pelo trajeto deles até a aqui”, destacou a educadora, que já foi campeã brasileira nos JEBs, na mesma categoria de seus alunos.
Próximas disputas As competições deste último bloco serão iniciadas na terça-feira (21), para todas as seis modalidades, com os esportes individuais em disputa até o dia 23 de outubro. Já as disputas das modalidades coletivas serão finalizadas no próximo domingo (26).
Medalhas já conquistadas Até o momento, com a finalização do segundo bloco, no sábado (18), a delegação baiana já contabiliza 16 medalhas. São oito no judô (dois ouros e seis bronzes); cinco na natação (dois ouros, duas pratas e um bronze); vôlei masculino e equipe de ginástica rítmica (uma prata, cada); além de uma medalha de bronze com o futsal feminino.
Mais sobre os JEBs 2025 Nesta edição dos JEBs, que teve início no dia 5 de outubro, a Bahia está representada por 191 estudantes-atletas, distribuídos nos três blocos. São 66 no primeiro (badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia); 58 no segundo (atletismo, atletismo adaptado, ginástica rítmica, judô e taekwondo) e 67 no terceiro (basquete, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez).
Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte, os JEBs são a principal competição escolar do Brasil. O evento proporciona aos estudantes-atletas o desenvolvimento dos valores do esporte, intercâmbio esportivo e cultural, além da chance de se tornarem atletas profissionais.