Promoções
Notícias
Notícias
CulturaDireitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoJustiçaLiteratura CristãMeio AmbienteNotíciasPoliciaSaúdeTurismo
ProgramaçãoAnuncie
19:04
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Jerônimo Rodrigues abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e autoriza recuperação do Museu da Ciência e Tecnologia da Bahia
Imagem: Matheus Landim/GOVBA

Jerônimo Rodrigues abre Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e autoriza recuperação do Museu da Ciência e Tecnologia da Bahia

A professora Solange Salete, uma das empossadas para o comitê, destacou que o fortalecimento das políticas estaduais tem transformado a Bahia em referência nacional na

Por DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM 100.9
23 de Outubro de 2025 às 13:58


“Aproximar a ciência da sociedade é transformar a sociedade em agente científico”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante o lançamento da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nesta quarta-feira (22), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O evento contou com a presença do vice-governador, Geraldo Júnior, e marcou também a autorização do início das obras de recuperação do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, o lançamento da 4ª edição da Revista Bahia Faz Ciência e do Edital do Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo.

A SNCT é o maior evento de popularização da ciência do Brasil, realizada simultaneamente em 10 municípios — Camaçari, Salvador, Ituberá, Taperoá, Itaparica, Juazeiro, Itaetê, Andaraí, Lençóis e Iraquara — abrangendo os 27 Territórios de Identidade do estado e promovendo mais de 400 atividades voltadas à divulgação científica e tecnológica. Com público estimado em 800 pessoas, o evento acontece em sintonia com a programação nacional em Brasília, e compartilha o mesmo tema proposto pelo MCTI: “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, fortalecendo o compromisso da Bahia com a democratização do conhecimento e a valorização da ciência como instrumento de transformação social.

O evento acontece até domingo (26), com objetivo de difundir o conhecimento científico e tecnológico e estimular o interesse da população pela ciência como instrumento de transformação social. “Esta semana é um convite para que escolas, universidades e comunidades de todo o estado discutam, apresentem e vivam a ciência. Queremos que a Bahia se fortaleça como um estado que estimula, favorece e valoriza o conhecimento científico”, afirmou Jerônimo.

A Bahia produz ciência há mais de 16 anos, com base na educação básica, e agora avança com uma normativa que fortalece esse movimento, ampliando a infraestrutura, os investimentos e as oportunidades com a juventude. O secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcius Gomes, explicou que a Bahia vem ampliando os investimentos na área e destacou a importância do conjunto de medidas anunciadas. “O que está em pauta é a normativa, instituída pelo governador no início deste ano, que coloca a Bahia como referência nacional em popularização e organização da ciência”. Segundo ele, “o museu e o comitê são símbolos dessa trajetória — um representa o aprendizado do passado e o outro aponta para o futuro da inovação”, afirmou.

Palavra de estudante
As estudantes Letícia e Luísa Santana, irmãs gêmeas e bolsistas de uma escola particular, são medalhistas em olimpíadas de ciências, representando a nova geração de jovens cientistas baianas. “Em 2024, conquistei a medalha de ouro no Torneio Nacional de Astronomia. Foi a minha primeira grande conquista e o que mais me incentivou a seguir nesse mundo das olimpíadas científicas”, disse Letícia. Já Luísa, que tem um canal nas redes sociais chamado Luluca e as Fórmulas, destacou o gosto pela matemática e pelas finanças e explicou o significado do evento. “A ciência surge da necessidade e da curiosidade, e quando a gente tem ciência aqui, é porque precisa de ciência daqui. É ela que permite inovar, preservar e adaptar as biodiversidades e os ecossistemas para o futuro”, afirmou.

Comitê Intersetorial PopCiência Jovem
A solenidade marcou também a posse do Comitê Intersetorial PopCiência Jovem, responsável por supervisionar e monitorar o projeto de promoção da ciência entre as juventudes baianas. Na ocasião ainda foram autorizadas obras de recuperação do Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, no bairro do Imbuí, com aplicação de recursos da ordem de R$4,5 milhões.  

democratização do conhecimento. “O Estado conseguiu unir a dimensão acadêmica com o olhar social. Popularizar a ciência é garantir que o saber produzido nas escolas e universidades se transforme em ferramenta de cidadania”, completou a docente.

Revista Bahia Faz Ciência e Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo
Durante o evento, foi lançada a 4ª edição da Revista Bahia Faz Ciência, publicação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) que reúne 26 reportagens sobre projetos científicos desenvolvidos por estudantes. Serão distribuídos 20 mil exemplares em escolas de todo o estado. A edição mostra experiências reais de jovens que utilizam a pesquisa para solucionar problemas do cotidiano — como o uso de fibras de coco e papel reciclado na construção civil, briquetes de bagaço de cana e casca de maracujá como fontes alternativas de energia.

O governador anunciou ainda o lançamento do Edital do Prêmio Bahia Faz Ciência de Jornalismo, que vai reconhecer profissionais e estudantes de comunicação que contribuem para a divulgação científica e a popularização da ciência na Bahia. A edição deste ano amplia o alcance do prêmio, incluindo novas categorias voltadas ao meio acadêmico e escolar, com o objetivo de incentivar a iniciação científica e valorizar experiências inovadoras desenvolvidas em todo o estado.

A cerimônia contou com as presenças do comandante do 2º Distrito Naval, almirante Gustavo Garriga; das secretárias estaduais da Educação, Rowena Brito; de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães; de Políticas para as Mulheres, Neusa Cadore; dos secretários estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos; de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Castro; do diretor-geral da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, Handerson Leite; do coordenador-geral de Políticas para a Juventude, Nivaldo Millet; e do coordenador-geral do Programa Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.



Veja mais

Notícias
1.
Fome é irmã da guerra, diz Lula no Fórum Mundial da Alimentação
Notícias
2.
Creche Mais Infância conta com apoio da SEC na semana comemorativa ao Dia da Criança
Notícias
3.
Secom promove ação de saúde durante Mês do Servidor Público com atendimento médico e realização de exames
Notícias
4.
São Félix ganha veículos e equipamentos de saúde em reunião com o governador
Notícias
5.
Áreas social e de infraestrutura correspondem a 84% do investimento recorde de R$ 20,2 bilhões da Bahia na atual gestão
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!