Funceb finaliza o Novembro das Artes Negras na sede do Malê Debalê, em Itapoan
A sede do Bloco Afro Malê Debalê vai ferver no próximo final de semana com o encerramento da 7ª edição do Novembro das Artes Negras da Fundação Cultural da Bahia
Por Aelson Souza
26 de Novembro de 2024 às 14:41
A sede do Bloco Afro Malê Debalê vai ferver no próximo final de semana com o encerramento da 7ª edição do Novembro das Artes Negras da Fundação Cultural da Bahia (Funceb). Com o tema “Travessias Culturais: Artes Negras em movimentos”, a Funceb já realizou programações artísticas nos bairros de Alagados, Plataforma, Engenho Velho de Brotas e Paripe. Agora, a programação segue para o bairro de Itapoan no dia 30 de novembro e 1º de dezembro com atividades gratuitas e abertas ao público.
A programação será diversa e intensa. No sábado (30), às 17h, acontece a Mostra das Oficinas de Teatro e Dança, lecionadas por Daniele Souza e Renê Oliveira, realizadas desde o início de outubro, pelo Novembro das Artes Negras. Em seguida, às 18h, haverá Pintura ao Vivo (Live Paint) com Alessandra Paes. Sob o tema ‘Visão Negra do Sertão’, a posposta traz elementos do sertão e dos contrastes entre o urbano e o rural com elementos de figuras femininas. O painel será elaborado com diversas técnicas e ficará exposto até o final das atrações.
Banda Cativeiro – Foto: divulgação
Na mesma ocasião, haverá o show de Hip-Hop ‘Paredão Ancestral’, com Opanijé, Fúria Consciente, Aspri RBF e Mr Dko. Produzido pelos pioneiros da cena hip-hop soteropolitana, o coletivo criará no palco um ambiente que remete aos sounds systems jamaicanos com objetivo de celebrar a cultura dos DJs, principais responsáveis por embalar a festa. O Paredão Ancestral terá suas performances usando a tecnologia Griot, que contarão histórias envolvendo os quatro elementos artísticos do Hip Hop – o Rap, o DJ, a Dança de Rua e a Grafitagem.
Por fim, às 20h, acontece o show ‘Pega a Visão’ com a Banda Cativeiro. A banda tem mais de 20 anos de história com uma carreira consagrada no Brasil com o hit ‘Me Namora’. O projeto ‘Pega a Visão’ tem característica intimista com grande influência nas artes negras, e levará ao público novas formas de sentir a música reggae com letras que falam de paz, coletividade, amor, sem deixar de falar sobre os problemas do cotidiano.
DJ Luz – Foto: David Campbell
Domingo
A programação no domingo, 1º de dezembro, começa com o show ‘Minha Pele Preta’, de Dja Luz, às 18h. O show celebra a herança africana e valoriza a identidade afro-baiana através de um repertório autoral, mesclando ritmos tradicionais como samba reggae, ijexá, afrobeat e samba de roda com influências contemporâneas.
Em seguida, o Bloco Afro Malê Debalê encerra a programação da 7ª edição do Novembro das Artes Negras da Funceb com um show especial. No evento, a banda se apresenta em sua formação completa, trazendo a poderosa percussão que pulsa com os ritmos afro-brasileiros, acompanhada pelo balé sincronizado e expressivo que dá vida à música. O Rei e a Rainha do grupo marcam presença com trajes tradicionais, representando a majestade e a ancestralidade afro-baiana.
Serviço
Sede do Bloco Afro Malê Debalê (Itapoan)
Endereço: Alto do Abaeté, s/n – Itapuã, Salvador
30/11 – Sábado
17h às 17h40 – Mostra Oficinas de Teatro e Dança com Daniele Souza e Renê Oliveira
18h10 – Live Paint “Visão negra do sertão/urbano”, com Alessandra Paes
18h10 às 19h30 – Show de Hip-Hop “Paredão Ancestral”, com Opanijé, Fúria Consciente, Aspri RBF e Mr Dko
20h às 21h30 – Show “Pega a Visão”, com Banda Cativeiro
01/12 – Domingo
18h às 19h – Show “Minha Pele Preta”, com Dja Luz
19h30 às 21h – Show do Bloco Afro Malê de Balê
Mais informações: www.ba.gov.br/fundacaocultural
Fonte: Ascom/Funceb
DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM -100.9
DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM -100.9