Notícias→Jornalismo→ 3ª edição do Gabinete Itinerante da Defensoria Pública chega ao extremo sul do estado O projeto Gabinete Itinerante, da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA)
3ª edição do Gabinete Itinerante da Defensoria Pública chega ao extremo sul do estado O projeto Gabinete Itinerante, da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA)
já está a caminho de mais três unidades da instituição no interior baiano.
Por DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM 100.9
02 de Outubro de 2025 às 17:05
já está a caminho de mais três unidades da instituição no interior baiano. Desta vez, as cidades contempladas são Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro. Durante as visitas, agendadas para acontecer entre os dias 8 e 10 de outubro, respectivamente, serão coletadas informações que ajudarão no planejamento de ações ligadas à melhoria da estrutura, do ambiente de trabalho e no desenvolvimento das equipes.
As realidades destas unidades serão conhecidas de perto pela subdefensora pública geral, Mônica Soares, pela coordenadora executiva das Defensorias Públicas Especializadas, Laissa Rocha, e por uma das coordenadoras da Especializada de Família e Sucessões, Suellen Lordelo. Como parte do Plano de Gestão 2025/2027, o projeto Gabinete Itinerante começou em julho deste ano e tem o objetivo de manter um diálogo próximo e sensível com os defensores(as) públicos(as), servidores(as) e estagiários(as) que atuam no interior do Estado e também com a população atendida nestas unidades para que, a partir da escuta e dos levantamentos feitos, possam ser pensadas em soluções para aprimorar o trabalho desenvolvido pela Defensoria.
O projeto chega à sua terceira edição: na primeira, no mês de julho, visitou as unidades de Alagoinhas, Feira de Santana, Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Na segunda edição, que termina nesta sexta-feira, dia 3, passou por Jequié, Itabuna, Camacan e Ilhéus. “Os resultados das duas etapas já realizadas do Gabinete Itinerante nos deram a certeza de que estamos no caminho certo.
“Agora, em Teixeira de Freitas, Eunápolis e Porto Seguro, queremos avançar ainda mais, somando esforços para que a Defensoria Pública esteja sempre mais próxima de quem precisa”, ressaltou a subdefensora-geral Mônica Soares. Solar Anunciada em maio deste ano, a nova ferramenta de Solução Avançada em Atendimento de Referência (Solar) terá seu projeto-piloto lançado na quarta-feira, dia 8, durante a visita a Teixeira de Freitas.
A unidade foi escolhida para ser a primeira das três que vão implantar, em fase de teste, este novo sistema de gerenciamento de atendimentos e atividades desenvolvido pela Defensoria Pública do Estado do Tocantins e que já está sendo utilizado por 19 Defensorias do país. “A tendência é que esse sistema se uniformize nacionalmente e que sejam pensadas soluções a partir da realidade e das práticas do nosso dia a dia.
“A gente deve usar menos comandos, economizar nosso tempo e nos tornar produtivos no que realmente importa”, explicou, na ocasião do lançamento do sistema na Semana da Defensoria, a subdefensora-geral Mônica Soares.