Notícias→Notícias→Estudante baiana de 16 anos é campeã brasileira de Taekwondo
Estudante baiana de 16 anos é campeã brasileira de Taekwondo
A escola onde Hellen estuda oferece oficinas de Taekwondo pelo Programa Educa Mais Bahia, iniciativa do Governo do Estado que amplia oportunidades esportivas para os
Por Aelson Souza
16 de Setembro de 2025 às 14:07
A estudante Hellen Rocha Vieira, de 16 anos, do Colégio Estadual do Campo Doutor Eraldo Tinoco, no distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro, no Sul da Bahia, conquistou o título de Campeã Brasileira Juvenil de Taekwondo, no Super Campeonato Brasileiro, realizado em Aracaju (SE), neste final de semana. Com a vitória, Hellen garantiu vaga no Grand Slam 2026, seletiva para a Seleção Brasileira, consolidando a trajetória da jovem, que já integra a Seleção Juvenil do Brasil.
A escola onde Hellen estuda oferece oficinas de Taekwondo pelo Programa Educa Mais Bahia, iniciativa do Governo do Estado que amplia oportunidades esportivas para os estudantes. Foi nesse ambiente que a jovem encontrou estímulo para seguir no esporte, unindo a formação escolar ao desenvolvimento físico e emocional. Essa combinação fortalece não apenas atletas, mas também cidadãos mais preparados para os desafios da vida.
“Eu comecei a treinar taekwondo por influência da minha irmã. No início, não tinha muita vontade, mas desde a primeira aula me apaixonei pelo esporte. Ele me ajudou a superar momentos difíceis, como o falecimento da minha mãe, e me tornou uma pessoa mais resiliente e determinada”, contou Hellen. A campeã destacou, ainda, o valor da conquista. “Ser campeã do maior campeonato do Brasil é uma sensação de dever cumprido. Nada seria possível sem minha professora e minha equipe, que sempre me apoiaram”, declarou, se referindo à técnica Taiz Montalvão.
Transformação
O professor de Geografia da unidade de ensino, Yuri Souza Pereira, ressaltou a importância da estudante como inspiração para a comunidade. “Ela sempre demonstrou bom rendimento escolar e motivou colegas a praticarem taekwondo. Em nossa realidade rural, o esporte é um vetor de transformação e sua conquista representa o poder da educação aliada à prática esportiva”, afirmou.
A colega Kenia Soares Sena também destacou sua admiração por Hellen. “Além de ser uma amiga valiosa, ela demonstra excelência em tudo o que faz. Admiro sua força de vontade, pois, mesmo diante dos desafios, permanece resiliente e vibrante. Tenho certeza de que sua determinação a levará ainda mais longe”, disse. A sua vitória mostra como a educação pública e o esporte caminham juntos na construção de novos futuros para a juventude baiana.