Notícias→Notícias→Do plantio à mesa: o impacto do Viva Horta na comunidade de Mucugê, em Mata de São João
Do plantio à mesa: o impacto do Viva Horta na comunidade de Mucugê, em Mata de São João
Um exemplo de força da agricultura familiar, a comunidade de Mucugê, em Mata de São João, tem se destacado pelo impacto positivo do Projeto Viva Horta na alimentação e na
Por Aelson Souza
10 de Setembro de 2025 às 11:38
Um exemplo de força da agricultura familiar, a comunidade de Mucugê, em Mata de São João, tem se destacado pelo impacto positivo do Projeto Viva Horta na alimentação e na renda local. A iniciativa, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reforça o trabalho de 13 agricultoras lideradas por Lenilda Rio dos Santos, presidente da Associação dos Agricultores Familiares da comunidade.
“Hoje temos a nossa horta bonita e produtiva, com couve, alface, coentro, brócolis, milho, feijão verde, mamão, melancia, quiabo e muito mais. O projeto chegou em uma hora muito bem-vinda, trazendo placas, sementes, adubos, mudas e calcário. Foi um sopro de esperança e renda para a gente”, contou Lenilda.
Mais do que insumos, o Viva Horta amplia a capacidade produtiva de comunidades baianas. Tocado pela parceria entre Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR) e programa Bahia Sem Fome, o projeto prevê a implantação de hortas comunitárias em diversos territórios da Bahia, com R$ 2,2 milhões em investimentos. A iniciativa alcança diretamente mais de 5.700 famílias agricultoras e, indiretamente, cerca de 92 mil pessoas, fortalecendo a produção, a renda e a segurança alimentar em todo o Estado.
O trabalho das agricultoras de Mucugê também foi otimizado com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que orientam sobre práticas agroecológicas, uso de bioinsumos e estratégias de comercialização. A presença dos técnicos ajuda a consolidar a horta como espaço de produção sustentável e de geração de oportunidades para mulheres da comunidade.
Há mais de dez anos, a comunidade já participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), fornecendo alimentos saudáveis para estudantes de Mata de São João. Além disso, também integram o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), garantindo que a produção chegue a feiras locais e famílias em Salvador, Dias D’Ávila e Barra do Pojuca.
Para Lenilda, a satisfação é garantir que a produção orgânica da comunidade alcance às mesas dos estudantes do município. “Os produtos aqui não têm agrotóxico, são totalmente naturais e de boa qualidade. Todo mundo que trabalha aqui trabalha com amor, com dedicação para que a gente venha fornecer sempre o melhor para os nossos clientes, principalmente para a alimentação escolar de Mata de São João, que vai direto para os alunos. Eu tenho filho, tenho sobrinho, e faço questão que eles recebam o melhor”, afirmou.
A comunidade de Mucugê é mais um caso de como o apoio de políticas públicas aliado à dedicação da comunidade cria oportunidades, impulsiona a produção local e consolida a agricultura familiar na Bahia.
Fonte: Ascom/SDR Foto: Laila Brito/SDR DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM -100.9