Promoções
Notícias
Notícias
CulturaDireitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoJustiçaMeio AmbienteNotíciasPoliciaSaúdeTurismo
ProgramaçãoAnuncie
20:15
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→SEC promove primeiro encontro para estudantes de escolas agrícolas e rurais da Bahia, em Salvador

SEC promove primeiro encontro para estudantes de escolas agrícolas e rurais da Bahia, em Salvador

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta quarta-feira (10), o I Encontro de Estudantes das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e Casas Familiares Rurais

Por Aelson Souza
11 de Setembro de 2025 às 13:55

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) iniciou, nesta quarta-feira (10), o I Encontro de Estudantes das Escolas Famílias Agrícolas (EFA) e Casas Familiares Rurais (CFR) da Bahia. Com a participação de 125 alunos, além de professores e monitores, o evento, que marca os 50 anos da Pedagogia da Alternância no Estado, tem o objetivo de apresentar e compartilhar experiências exitosas desenvolvidas nas unidades escolares. O encontro acontece até esta quinta-feira (11), no Centro Militar de Convenções e Hospedagens da Aeronáutica (CEMCOHA), no bairro de Ondina, em Salvador.

A secretária estadual da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância do evento que inaugura um novo momento para a Educação no Campo. “O que é feito nas escolas pelos estudantes possibilita transformar as suas vidas no lugar onde vivem, onde têm a experiência e a vivência deles. Então, a potência do projeto pedagógico construído nas EFAs e CRFs é um exemplo para a Bahia e para o Brasil”.

Para a diretora de Educação dos Povos e Comunidades Tradicionais da SEC, Poliana Reis, o encontro traz grande satisfação na construção da política pública. “Serão apresentados, nestes dois dias, os projetos desenvolvidos nas escolas. E, a partir deste momento, convidaremos os jovens a ampliar a participação da juventude na política pública da Educação do Campo”, disse.

Segundo José Nivaldo, secretário executivo da Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (AECOFABA), este é mais um evento histórico para a educação baiana. “É um momento importante para proporcionar ao filho e à filha do pequeno agricultor esse intercâmbio de experiências e a sua participação no debate sobre os avanços da aprendizagem na zona rural”, ressaltou.

A estudante Ivoneide dos Santos, 17 anos, do 3º ano de formação na Casa Familiar Rural de Presidente Tancredo Neves, explicou que o encontro promove uma experiência extremamente diferente para os alunos. “Somos acostumados a interagir dentro das próprias unidades escolares, mas conhecer outros colegas é realmente transformador. O ensino de qualidade, voltado a permanecer no campo, tem sido algo que está formando um jovem profissional de excelência”.

Já para o estudante Gabriel de Oliveira Cardoso, 19, da Escola Técnica da Família Agrícola da Bahia (ETFAB), em Riacho do Santana, a unidade escolar desempenha um papel crucial na formação dos alunos. “As escolas permitem que transformemos a nossa própria realidade e das famílias, especialmente através do projeto de profissionalização. E nos proporciona as ferramentas necessárias para aprimorar nossas propriedades rurais, as convertendo em empreendimentos agrícolas”.

EFAs e CRFs
As Escolas Famílias Agrícolas e Casas Familiares Rurais do Estado da Bahia são unidades escolares do campo de caráter privado/comunitário presentes em diversos territórios do interior do Estado. São escolas construídas e gestadas pelas comunidades rurais, com atuação das famílias dos estudantes, lideranças comunitárias, entidades e movimentos sociais do campo e educadores no projeto educativo das escolas.

As unidades escolares trabalham com a Pedagogia da Alternância, com 15 dias de atividades na escola e 15 dias na comunidade. As associações mantêm um termo de colaboração com o Estado, vigente nas 33 escolas, contemplando cerca de seis mil estudantes, por meio do qual a SEC oferece apoio técnico-pedagógico e investe recursos. Em 2025, serão repassados um total de R$ 76 milhões.

“Os estudantes das EFAs e CRFs também são beneficiados com programas estaduais, como o Bolsa Presença e o Educa Mais, assim como o Pé de Meia, que teve a intervenção do Governo da Bahia para que essas escolas fossem incluídas dentro desse programa federal”, finalizou a diretora Poliana Reis.

Fonte: Ascom/SEC
Foto: Douglas Amaral/SEC
DA REDAÇÃO: PORTO BRASILFM -100.9

Veja mais

Notícias
1.
Hospital Geral Roberto Santos faz apelo por doações de sangue
Notícias
2.
Do plantio à mesa: o impacto do Viva Horta na comunidade de Mucugê, em Mata de São João
Educação
3.
Governo entrega primeiro colégio de tempo integral indígena com novo padrão da rede estadual
Notícias
4.
Em São Paulo, Bahia é destaque como destino gay friendly na Conferência Internacional da Diversidade
Notícias
5.
“O HGE completou 35 anos e agora passa pela maior transformação da sua história", destaca governador durante assinatura de ordem de serviço para ampliação do Hospital Geral
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!