Promoções
Notícias
Notícias
EditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoNotíciasPoliciaTurismo
ProgramaçãoAnuncie
16:08
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Cozinha comunitária impulsiona renda e diversifica produtos da agricultura familiar em Jiquiriçá

Cozinha comunitária impulsiona renda e diversifica produtos da agricultura familiar em Jiquiriçá

A transformação acontece dentro de uma agroindústria familiar construída do zero e equipada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento

Por Aelson Souza
20 de Maio de 2025 às 13:01

Banana chips, aipim chips, gelatinete de banana, pizza e até sorvete de aipim. Na cozinha comunitária da Associação dos Moradores de Cortes Peixoto e Bom Jesus (Amceb), em Jiquiriçá, esses alimentos têm algo em comum: são produzidos com matéria-prima cultivada por agricultores e agricultoras familiares da região, resultando em produtos saborosos e com valor agregado, que vêm sendo comercializados nas feiras da agricultura familiar do município e em cidades vizinhas.

A transformação acontece dentro de uma agroindústria familiar construída do zero e equipada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O espaço conta com equipamentos como liquidificador industrial, misturador, geladeira, freezer, datadora, seladora e cortadeira de frutas, possibilitando o beneficiamento e a diversificação dos alimentos.
A agricultora Siene de Jesus Santos, presidente da Amceb, destaca os avanços trazidos pela agroindústria. “Depois da implantação, houve grande desenvolvimento na comunidade. A cozinha está gerando emprego e renda, e conseguimos produzir alimentos que antes nem sabíamos como fazer, como pizza, sorvete e cocada de aipim”, afirma.
Já o agricultor Antônio Santiago reforça o impacto positivo para as famílias do campo. “Nossa produção passou a ser valorizada, e as vendas estão melhorando a qualidade de vida nas comunidades”, avalia.
FONTE:GOVBA
Fotos: Divulgação Amceb
DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM -100.9

Veja mais

Notícias
1.
Programa Corra pro Abraço é implantado em Porto Seguro e fortalece rede de atenção e cuidado do município
Notícias
2.
Defensoria Pública do Estado da Bahia em Porto Seguro Promove Mutirão Mães em Ação
Notícias
3.
Hospital Metropolitano contribui para a fila de transplantes com nova doação
Notícias
4.
SDR capacita agentes da Seplan para atuação no PAS Nordeste
Notícias
5.
Bahia participa do lançamento do novo plano de promoção internacional do Brasil
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!