Promoções
Notícias
Notícias
EditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoNotíciasPoliciaTurismo
ProgramaçãoAnuncie
03:33
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Telessaúde Bahia alcança a marca de 1 milhão de laudos emitidos por telediagnóstico

Telessaúde Bahia alcança a marca de 1 milhão de laudos emitidos por telediagnóstico

A marca reforça a importância da tecnologia na ampliação da assistência à população. Analista de tecnologia da informação do Telessaúde e responsável pela implantação remota

Por Aelson Souza
12 de Março de 2025 às 11:21

Criado em 2013, o Telessaúde Bahia, serviço gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) em parceria com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), atingiu um marco histórico: mais de 1 milhão de laudos de telediagnóstico emitidos. O serviço, que inclui telecardiologia, teledermatologia e teleoftalmologia, tem sido essencial para ampliar o acesso da população a diagnósticos precisos e qualificados, reduzindo a necessidade de deslocamentos desnecessários para a rede especializada.

Para a coordenadora do Núcleo Telessaúde Bahia, Gladys Oliveira, a conquista reflete o impacto positivo da estratégia na Atenção Primária à Saúde (APS). “Chegar a 1 milhão de laudos emitidos é um grande avanço para a saúde pública da Bahia. Esse número representa mais acessibilidade, resolubilidade e agilidade no atendimento, beneficiando diretamente os usuários do SUS e fortalecendo o trabalho dos profissionais de saúde em todo o estado”, comemora.

A marca reforça a importância da tecnologia na ampliação da assistência à população. Analista de tecnologia da informação do Telessaúde e responsável pela implantação remota do sistema que permite a realização dos exames de Telecardiologia, Diego Lisboa, destaca a inovação como um dos pilares do sucesso da estratégia. “A tecnologia tem um papel fundamental na viabilização do telediagnóstico. Com um sistema implantado remotamente, conseguimos integrar unidades de saúde em diferentes regiões do estado, garantindo mais agilidade na emissão dos laudos e maior eficiência no atendimento aos pacientes”, explica.

O serviço de Telecardiologia possibilita o reconhecimento precoce de acometimentos cardíacos em condições crônicas, como a hipertensão, permitindo um melhor acompanhamento e controle da doença. Além disso, é essencial para a identificação rápida de situações que demandam intervenção imediata, como o infarto agudo do miocárdio e as arritmias cardíacas. Dessa forma, o telediagnóstico contribui significativamente para a agilidade no diagnóstico e no tratamento, reduzindo riscos e melhorando o prognóstico dos pacientes.
O que é o Telessaúde

O Telessaúde tem como principal objetivo aumentar a resolutividade e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família. A plataforma oferece suporte especializado aos profissionais de saúde, utilizando metodologias estratégicas específicas, além de capacitar os municípios no uso dos serviços por meio de suportes presenciais e à distância. O serviço também esclarece dúvidas sobre o e-SUS e está disponível para todos os 417 municípios baianos, acessível a qualquer hora e em qualquer lugar, por meio de computadores ou dispositivos móveis. Todos os profissionais de saúde da Atenção Básica cadastrados na plataforma podem usufruir dos serviços oferecidos.

A estratégia inclui:

Teleconsultoria – Consultoria entre profissionais da APS e especialistas para esclarecimento de dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e gestão do cuidado.

Telediagnóstico – Diagnóstico remoto de exames de imagem, como eletrocardiogramas, dermatoscopia digital e retinografia, agilizando a emissão de laudos médicos.

Teleducação – Atividades educacionais a distância para capacitação de profissionais do SUS, alinhadas à Política Nacional de Educação Permanente em Saúde.

Segunda Opinião Formativa – Respostas baseadas em evidências científicas para apoiar os profissionais de saúde na tomada de decisão.

Apoio ao e-SUS APS – Suporte técnico para qualificação dos registros de informações no sistema, integração com a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e melhoria na infraestrutura digital dos municípios.

Fonte: Ascom/Sesab
DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM -100.9

Veja mais

Notícias
1.
Governo do Estado promove ‘Dia T’ com oferta de quase 3 mil vagas de emprego em diversas cidades baianas
Edital
2.
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PRESTAÇÃO DE CONTAS 2024 - ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
Notícias
3.
Quem será o próximo papa? Os principais candidatos em uma disputa imprevisível
Notícias
4.
Oxe, me respeite!: Tenda de acolhimento da SPM abre as portas na Micareta de Feira contra a violência de gênero
Notícias
5.
Fora da rota: conheça tendências inusitadas no turismo que conquistam viajantes
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!