Governo do Estado marca presença na Lavagem do Bonfim com ações integradas de valorização cultural e garantia de direitos
Símbolo de fé, cultura e devoção, a tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (16), em Salvador, terá apoio, ações e investimentos do Governo do Estado.
Por Aelson Souza
16 de Janeiro de 2025 às 13:50
Governo do Estado marca presença na Lavagem do Bonfim com ações integradas de valorização cultural e garantia de direitos
Símbolo de fé, cultura e devoção, a tradicional Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (16), em Salvador, terá apoio, ações e investimentos do Governo do Estado. Com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, a manifestação cultural e religiosa reunirá milhares de baianos e turistas, e contará com ações integradas das secretarias estaduais nas áreas de segurança, turismo, cultura e direitos humanos, durante todo o cortejo, que parte da Basílica da Conceição da Praia rumo à Colina Sagrada do Bonfim.
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), por meio de uma parceria com a Embasa, vai distribuir 43.200 mil copos biodegradáveis de água durante festa. Os postos de hidratação estão localizados na Conceição da Praia, Calçada, no Posto Almeida Couto (quartel do CBMBA), no largo de Roma e na Avenida Dendezeiros, em frente à Auditoria Militar. Esta é a primeira ação de hidratação da Embasa com copos plásticos biodegradáveis, adotados pela empresa desde dezembro de 2024.
De acordo com o governador Jerônimo Rodrigues, a Lavagem do Bonfim representa a alma e a força do povo baiano. “O Governo do Estado participa ativamente dessa manifestação de fé e valorização da nossa cultura, uma tradição que acolhe baianos e turistas. Estamos investindo em ações integradas para que todos possam vivenciar essa experiência única, fortalecendo nossas raízes culturais e impulsionando o turismo na Bahia”, ressalta o governador.
Segurança
Para ações da Segurança Pública na Lavagem, o Governo do Estado está investindo R$ 1,4 milhão. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai empregar cerca de dois mil policiais militares, civis, peritos e bombeiros, para realizar ações preventivas, de inteligência e de resgate. Além disso, viaturas e aeronaves serão utilizadas no patrulhamento durante o trajeto.
Para auxiliar no monitoramento, serão instaladas 79 câmeras em diferentes pontos do percurso, algumas delas com tecnologia de Reconhecimento Facial e de Placas Veiculares. Duas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) ficarão estacionadas em pontos estratégicos, com centrais de videomonitoramento para acionamento célere das equipes.
No Centro de Operações e Inteligência (COI), 22 órgãos estaduais, federais, municipais e entidades privadas atuarão no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que será ativado para a festa.
Valorização da cultura popular
O Governo do Estado também executa ações para fortalecer a cultura popular, apoiando a apresentação dos blocos de matriz africana, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza, Bloco da Saudade, Bloco da Capoeira, Proibido Proibir, Bloco Amor e Paixão, Afrodescendentes da Bahia, Bloco Afro Mundo Negro, Bloco Ki Beleza, Afoxé Ilê Oya do Abacaxi, Bloco Samba e Folia.
Estes blocos foram contemplados com investimento do programa Ouro Negro 2025, para o desfile na Lavagem do Bonfim, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-BA) e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi). Durante o percurso da festa, a Sepromi também distribuirá ventarolas com informações de combate ao racismo e intolerância religiosa.
Bloco do turismo
Com o bloco Agô Bonfim, formado por servidores estaduais, empresários e profissionais do trade turístico, a secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) desfilará mais uma vez rumo à Colina Sagrada. O grupo se concentra na Conceição da Praia, nas primeiras horas da manhã, e segue pelo trajeto, ao som da percussão do bloco Muzenza, com 40 baianas levando flores e água de cheiro.
O bloco do turismo terá um ponto de apoio, com receptivo na Avenida Beira Mar, nas imediações da Igreja do Bonfim. Na Lavagem, a Setur-BA e o trade irão celebrar a liderança da Bahia no turismo nacional. Segundo pesquisa do Ministério do Turismo (MTur), mais de 9 milhões de visitantes circularão pelo estado durante a alta estação, com injeção de R$ 23,7 milhões na economia.
Apoio às mulheres
Equipes técnicas e especializadas da Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) atuarão durante a Lavagem do Bonfim para atendimento e suporte às mulheres, em casos de violências de gênero. Serão distribuídos materiais informativos, como ventarolas, adesivos e tatuagens temporárias com mensagens de conscientização e sensibilização sobre prevenção ao assédio e à importunação sexual, no âmbito da campanha Oxe, me respeite!
As abordagens educativas orientam sobre a Lei Maria da Penha e disponibilizam informações sobre canais de denúncia, como o Disque 180, e a Rede de Enfretamento à Violência contra as Mulheres, a exemplo da Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas, todos os dias.
Garantia de direitos
Com o projeto “Direitos Humanos em Eventos Populares da Bahia”, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) também participa da festa com a mobilização de agentes para a distribuição de peças da campanha "Respeito é Nosso Direito!", com apelos publicitárias voltados à prevenção, defesa e promoção dos direitos de segmentos vulnerabilizados da população, bem como direcionadas ao combate a toda e qualquer forma de discriminação desses públicos, na perspectiva de coibir a prática do capacitismo (pessoas com deficiência), do etarismo (pessoas idosas), da LGBTfobia, do racismo, da violência e da exploração sexual infantojuvenil.
Esporte e Solidariedade
O Centro de Boxe e Artes Marciais professor Waldemar Santana, equipamento da Sudesb, órgão da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), iniciará as atividades do Projeto Núcleos de Esporte de Lutas e Combates, nesta quinta-feira (16), durante a Lavagem do Bonfim. Professores, alunos e servidores participarão do cortejo com camisas alusivas ao evento, trocadas por alimentos que serão doados à campanha Bahia Sem Fome.
A equipe seguirá com uma faixa divulgando o projeto, saindo da Igreja da Conceição da Praia e finalizando no Centro de Boxe, no Largo de Roma. O evento promove integração social, fortalecendo laços entre participantes e celebrando o espírito festivo.