Notícias→Notícias→Fórum Bahia–China chega à 3ª edição fortalecendo o estado como polo estratégico da cooperação sino-brasileira
Imagem: Divulgação
Fórum Bahia–China chega à 3ª edição fortalecendo o estado como polo estratégico da cooperação sino-brasileira
Nesta edição, o fórum avança na construção de uma agenda Bahia–China voltada à industrialização verde e digital, à transição energética justa e à redução das desigualdades,
Por DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM 100.9
31 de Outubro de 2025 às 13:08
A Bahia se prepara para receber, no dia 25 de novembro de 2025, o III Fórum Bahia–China. O encontro tem como objetivo fortalecer a cooperação bilateral entre o Brasil e a China e consolidar a Bahia como polo estratégico de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento industrial no Nordeste brasileiro.
Realizado pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), esta edição conta com a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e reunirá autoridades, representantes do setor produtivo, instituições de pesquisa e organismos internacionais para discutir oportunidades de cooperação bilateral.
Nesta edição, o fórum avança na construção de uma agenda Bahia–China voltada à industrialização verde e digital, à transição energética justa e à redução das desigualdades, temas que serão debatidos ao longo de cinco painéis temáticos. O evento propõe um espaço de diálogo técnico, político e empresarial, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes do novo ciclo de desenvolvimento brasileiro.
Após o fórum, no dia 26 de novembro, uma agenda estratégica incluirá encontros bilaterais com articulação de parcerias, rodadas de negócios e visitas técnicas, reforçando o caráter prático e estratégico da iniciativa.
A agenda conta com a parceria de órgãos estratégicos do Governo da Bahia, como Casa Civil, Seplan, Secti, SDE e Serin, o apoio institucional do Consulado da República Popular da China no Rio de Janeiro e a participação do Senai/Cimatec, Sudene, Finep, CBPM, entre outros parceiros nacionais e internacionais.