Promoções
Notícias
Notícias
CulturaDireitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoJustiçaMeio AmbienteNotíciasPoliciaSaúdeTurismo
ProgramaçãoAnuncie
17:18
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Sesab promove Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos em Salvador, neste domingo (28)
Imagem: Divulgação/ Ascom Sesab

Sesab promove Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos em Salvador, neste domingo (28)

Como parte da programação da Campanha Setembro Verde, Salvador sedia, neste domingo (28), a Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos, a partir das 9h, no Dique do

Por DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM 100.9
29 de Setembro de 2025 às 12:19

Como parte da programação da Campanha Setembro Verde, Salvador sedia, neste domingo (28), a Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos, a partir das 9h, no Dique do Tororó. O evento é organizado pela Associação Renal Salvador, com apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset).

A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos e ampliar o debate em torno do tema.

Números

De janeiro a julho deste ano, a Bahia registrou 130 doações de múltiplos órgãos e 696 de córneas, possibilitando a realização de 42 transplantes hepáticos, 201 renais, dois cardíacos, 80 de medula, um ósseo e 479 de córneas.

Por outro lado, ainda aguardam na fila de espera 56 pessoas para transplante de fígado, 2.123 para transplante renal, uma para transplante cardíaco e 1.640 para transplante de córnea.

De acordo com o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, um dos principais desafios enfrentados na Bahia é a taxa de recusa familiar à doação de órgãos, que chega a 61%, índice acima da média nacional. “Precisamos trabalhar para garantir uma maior aceitação entre as famílias. Transplantes salvam vidas”, afirma.

O médico explica que a lista de espera segue critérios técnicos, como tipagem sanguínea, compatibilidade genética, peso, altura e gravidade específica de cada órgão. Pacientes em estado crítico têm prioridade e, em casos de empate, a ordem cronológica do cadastro define a fila.

Entre os eventos que determinam prioridade estão: a impossibilidade total de acesso à diálise, para doentes renais; a insuficiência hepática aguda grave, para pacientes do fígado; a necessidade de assistência circulatória, para cardiopatas; e a rejeição de órgãos recentemente transplantados. A lista é única para pacientes do SUS e

Veja mais

Notícias
1.
Setur-BA debate na Unifacs sobre incremento do turismo internacional no estado
Notícias
2.
Programa Universidade para Todos promove aula inaugural no Conjunto Penal de Barreiras
Notícias
3.
UTI do Hospital Ortopédico recebe certificação pela qualidade e segurança no cuidado dos pacientes
Notícias
4.
Semana da Segurança do Paciente é marcada por atividades práticas e lúdicas no Hospital Metropolitano
Notícias
5.
Governo do Estado oferta 40 mil mamografias no Outubro Rosa com agendamento pelo BA.GOV.BR
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!