Notícias→Notícias→Sarau, apresentação da OSBA e palestra com a Academia de Letras da Bahia marcam o aniversário da
Sarau, apresentação da OSBA e palestra com a Academia de Letras da Bahia marcam o aniversário da
Localizada no coração do Rio Vermelho, em Salvador, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (BJMR-SSA), completa 57 anos no dia 23 de setembro (terça-feira). A data será
Por Aelson Souza
18 de Setembro de 2025 às 14:08
Localizada no coração do Rio Vermelho, em Salvador, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior (BJMR-SSA), completa 57 anos no dia 23 de setembro (terça-feira). A data será celebrada com programação cultural voltada à memória e importância do equipamento na promoção da leitura, cultura e educação. A biblioteca é gerida pela Fundação Pedro Calmon (FPC/SecultBA).
O evento contará com a presença do Movimento Exploesia, grupo de arte poética autoral da Bahia. Em seguida, o professor de história e vice-presidente da Academia de Letras da Bahia (ALB), Adson Brito do Velho, conduzirá uma roda de conversa sobre o “Rio Vermelho e sua história”. Finalizando a tarde com música, a Camerata da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), se apresenta para o público.
A diretora da biblioteca, Elzimar Cerqueira, enxerga a celebração da biblioteca como uma oportunidade de homenagear o espaço que promove o conhecimento e a convivência com a comunidade local há tantos anos. “A biblioteca se fortaleceu como instrumento de informação, cultura e educação todos esses anos graças ao apoio que recebemos da comunidade, dos parceiros, artistas, professores e leitores. Vamos comemorar com atividades que valorizam a leitura e toda essa história”, declarou.
Sobre a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior
Inaugurada em 1968, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Salvador tem o acervo estimado de 25 mil exemplares e abrange diversas áreas e setores, incluindo um espaço dedicado à literatura infantil, área de empréstimos, pesquisa, periódicos e sala digital.
O destaque vai para o espaço/auditório Caramuru, destinado a preservar a memória bibliográfica e fotográfica do bairro do Rio Vermelho. Hoje, é referência para o estudo da história do bairro, através de um acervo com mais de mil e trezentas fotografias, CDs, livros e textos, além de depoimentos de moradores e do escritor Ubaldo Marques Porto Filho que contaram a história de um dos bairros mais antigos de Salvador.
Ao longo dos anos, a instituição tem oferecido diversas atividades culturais como oficinas literárias, lançamento de livros, palestras, exposições, saraus entre outras programações para a comunidade geral e escolas locais.
Fonte: Ascom/FPC Foto: Divulgação/Ascom FPC DA REDAÇÃO: PORTO BRASILFM -100.9