Notícias→Notícias→Minha Casa Minha Vida Rural vai beneficiar 49 municípios baianos com novas unidades habitacionais
Minha Casa Minha Vida Rural vai beneficiar 49 municípios baianos com novas unidades habitacionais
Somados ao urbano, os contratos chegam a 3.401 unidades habitacionais em 57 municípios. Presente no evento, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni
Por Aelson Souza
02 de Setembro de 2025 às 12:22
O Governo da Bahia e o Governo Federal assinaram, nesta segunda-feira (1°), em Feira de Santana, contratos para a construção de 2.676 unidades do Minha Casa Minha Vida Rural (MCMVR) em 49 municípios. O programa vai beneficiar agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e comunidades de Fundo de Pasto, garantindo moradia digna, inclusão social e condições para a permanência das famílias no campo.
Somados ao urbano, os contratos chegam a 3.401 unidades habitacionais em 57 municípios. Presente no evento, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, destacou a importância do programa. “Estamos falando de dignidade, de permanência das famílias no campo e de fortalecimento da agricultura familiar. Cada casa construída é um passo para reduzir desigualdades históricas e garantir que agricultores, povos indígenas, quilombolas e comunidades de Fundo de Pasto tenham condições de viver, produzir e sonhar com um futuro melhor. É um compromisso do Governo da Bahia em parceria com o Governo Federal que transforma vidas e dá segurança às próximas gerações”.
O superintendente Executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Paulo Cezar Silveira, celebrou a parceria com o Governo do Estado. "O Minha Casa Minha Vida Rural é dignidade no campo e fortalecimento da agricultura familiar. Isso aqui só é possível porque várias frentes estão em conjunto. Em especial, queria agradecer às entidades organizadoras e aos nossos colegas da SDR e da CAR, que são essenciais nesse processo".
Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento Social e Agrário do Semiárido (IDESA), Janilson Torquato, a retomada do programa marca um novo tempo para as comunidades rurais.“Estamos celebrando a retomada de uma política pública fundamental que garante dignidade, fixa o homem e a mulher no campo e leva esperança de uma vida mais sustentável. Assim como a energia chegou a todos, queremos que a casa digna também seja universalizada no campo.”
As novas moradias, destinadas à Faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida e à modalidade Rural, representam um investimento de cerca de R$ 265 milhões do Governo Federal em parceria com o Governo da Bahia, reafirmando o compromisso de garantir dignidade e futuro para quem vive no campo.