Promoções
Notícias
Notícias
CulturaDireitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoJustiçaNotíciasPoliciaSaúdeTurismo
ProgramaçãoAnuncie
18:28
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Com exposição no MAM, Bahia abre a temporada Brasil-França, celebrando 200 anos de relação entre as duas nações

Com exposição no MAM, Bahia abre a temporada Brasil-França, celebrando 200 anos de relação entre as duas nações

Foi aberta nesta quinta-feira (28) a Temporada França-Brasil 2025, que marca os 200 anos de relações bilaterais entre os dois países. O evento, realizado no Museu de Arte

Por Aelson Souza
29 de Agosto de 2025 às 14:47


Foi aberta nesta quinta-feira (28) a Temporada França-Brasil 2025, que marca os 200 anos de relações bilaterais entre os dois países. O evento, realizado no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

“Primamos por fortalecer essa relação. Nós nos preparamos para manter um bom diálogo na economia, na inovação tecnológica, na cultura e no turismo. A França é uma grande parceira da Bahia”, pontuou o governador.

“É um sonho estar realizando esse evento preparatório para o fórum que acontecerá em novembro. Trabalhamos com empenho para realizarmos projetos conjuntos. Eles só reforçam a convicção da força e importância do estado”, agradeceu o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain.

O governador, o embaixador e demais integrantes da comitiva conferiram a abertura da vernissage do artista beninense radicado na França, Roméo Mivekannin, que traz uma leitura  que traz uma leitura contemporânea sobre história, memória e identidade. O casal de cirurgiões dentistas Alberto Vasconcelos e Kika Teixeira gostaram do que viram.

“A gente sempre fica muito encantado quando consegue juntar a cultura, especialmente a cultura africana, com a francesa e a baiana. Então, todo o movimento cultural, como essas telas lindas, maravilhosas, isso é impagável, é uma coisa que todo mundo tem que vir visitar”, afirmou Alberto.

A iniciativa coloca a Bahia em evidência como palco de um dos principais intercâmbios culturais do ano, reforçando o papel do estado como referência no cenário artístico brasileiro e internacional. Para o secretário da Cultura, Bruno Monteiro, receber a temporada é um reconhecimento da relevância da produção cultural baiana e da sua capacidade de dialogar com outras nações, conectando diferentes públicos e linguagens.

“Uma programação bastante intensa que, com certeza, vem a fortalecer não só os nossos intercâmbios políticos e culturais, mas as possibilidades que a nossa cultura tem de abrir portas, abrir novos horizontes e nos fazer mais conhecedores da história e dos nossos destinos também”, destacou o secretário.

Além de estreitar laços diplomáticos, a Temporada França-Brasil 2025 também é vista como uma oportunidade de movimentar o turismo cultural. Museus e espaços artísticos-culturais de Salvador devem receber visitantes do Brasil e do mundo, fortalecendo a economia criativa e ampliando a circulação de ideias e experiências entre artistas, instituições e públicos. De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, a Bahia tem uma relação profunda com os franceses.

“É uma empresa francesa que opera o nosso aeroporto. Outras empresas francesas estão aqui também na rede de hotelaria e na administração do centro de convenções, por exemplo. Nossa ligação com Paris é uma ligação estratégica, porque nos liga a um grande hub internacional na Europa a mais de 180 destinos na própria Europa, Ásia e África, abrindo as portas da Bahia para os principais mercados emissores de turistas do mundo”, afirmou o secretário.

A partir desta sexta-feira (29), o Museu de Arte da Bahia (MAB) e o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC_BAHIA) também passam a integrar a programação, oferecendo ao público uma imersão na diversidade da produção cultural contemporânea em diálogo entre França, Brasil e África. Até novembro, a Bahia sediará outras atividades em comemoração a relação França-Brasil, como lembrou o diretor-geral do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Marcelo Lemos.

“A Secretaria de Cultura, o IPAC, celebram a oportunidade de sediar esse evento e dar todo espaço para o que vai acontecer até novembro, com mais atividades, como lançamento de livros, exposições, para que a gente abrilhante ainda mais esse momento, que é comemoração dos 200 anos da Irmandade entre Brasil e França”, disse Marcelo.

Ainda é previsto um intercâmbio educacional, em que 100 jovens franceses vêm à Bahia, e 100 baianos vão para a França. Uma reunião entre o governador e secretários estaduais e a comitiva francesa discutiu temas importantes para as duas gestões, referentes à educação, meio ambiente, cultura, turismo e atração de empresas.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA
Foto: Joá Souza/GOVBA
DA REDAÇÃO: PORTO BRASILFM -100.9

Veja mais

Notícias
1.
Hospital Metropolitano recebe palestra sobre prevenção e combate à violência contra a mulher
Notícias
2.
IPAC conclui inventários culturais dos povos Guerém e Pataxó, fortalecendo a memória e identidade indígenas
Notícias
3.
Bahia mobiliza municípios a aderirem ao Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens
Notícias
4.
Governador Jerônimo anuncia novos nomes para cinco órgãos estaduais
Notícias
5.
Hospital Regional de Juazeiro recebe selo de gestão de indicadores de qualidade e desempenho concedido pela AMIB
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!