Promoções
Notícias
Notícias
Direitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoNotíciasPoliciaTurismo
ProgramaçãoAnuncie
18:59
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Hospital Ortopédico do Estado da Bahia atinge o marco de mil cirurgias de coluna

Hospital Ortopédico do Estado da Bahia atinge o marco de mil cirurgias de coluna

Na unidade, cerca de 500 pacientes são atendidos mensalmente no ambulatório da especialidade. As principais demandas são relacionadas a doenças degenerativas da coluna, como hérnia de disco, estenose do canal vertebral, deformidades e fraturas.

Por Aelson Souza
22 de Julho de 2025 às 13:55

A equipe de Cirurgia de Coluna Vertebral do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade pública gerida pelo Einstein Hospital Israelita, alcançou nesta semana a marca de mil cirurgias, realizadas em pouco mais de um ano de atuação. O serviço já é considerado referência nacional no atendimento a patologias da coluna na rede pública de saúde.

Na unidade, cerca de 500 pacientes são atendidos mensalmente no ambulatório da especialidade. As principais demandas são relacionadas a doenças degenerativas da coluna, como hérnia de disco, estenose do canal vertebral, deformidades e fraturas.

A milésima paciente atendida pelo serviço veio da cidade de Barreiras, distante 860 km da capital, e tem 18 anos. Ela apresentava desalinhamento nos ombros e quadris, além de alterações posturais. A intervenção teve como principal objetivo aliviar a dor e evitar a progressão da curvatura. “Descobrimos a escoliose em 2022 e, desde então, sonhamos com um futuro em que ela possa viver com mais liberdade. Essa cirurgia trouxe esperança para toda a nossa família”, afirmou a mãe da jovem.

“Atingir o marco de mil cirurgias de coluna em tão pouco tempo mostra o compromisso da equipe com a excelência no cuidado e com a ampliação do acesso da população a esse tipo de procedimento. Estamos falando de intervenções que mudam vidas e reduzem significativamente o sofrimento dos pacientes”, afirma Matheus Azi, gerente médico do hospital.

Desde sua inauguração, o HOEB tem promovido ações para reduzir a espera por procedimentos complexos. No final do ano passado, por exemplo, um mutirão de cirurgias de escoliose realizado na unidade contemplou sete pacientes em um único final de semana. Essas intervenções podem durar de quatro a seis horas e exigem uma infraestrutura altamente especializada, com o uso de parafusos, hastes e, em alguns casos, enxertos ósseos. O HOEB contabiliza, até agora, 50 cirurgias desse tipo, com uma média de duas por semana.

Além do compromisso com o acesso, outra prioridade para o hospital é o uso de tecnologias de ponta que contribuam para a assertividade dos procedimentos e a agilidade na recuperação dos pacientes. Um exemplo é a neuronavegação — um sistema que funciona como um “GPS cirúrgico” e que permite, por meio de imagens pré-operatórias (como tomografias e ressonâncias) ou captadas durante o próprio procedimento, que o cirurgião acompanhe em tempo real, com altíssima precisão, a posição dos instrumentos em relação à anatomia do paciente, ampliando a segurança e a eficácia das intervenções.

Primeiro simpósio sobre o tema em Salvador

Para promover a troca de conhecimento entre profissionais da área, o Hospital Ortopédico realizará, nos dias 15 e 16 de agosto, o I Simpósio de Cirurgia da Coluna, em parceria com o Einstein Hospital Israelita. O evento, inédito na região, acontecerá em Salvador e reunirá alguns dos principais especialistas do país, incluindo nomes com atuação internacional.

O simpósio, que marca a estreia de um evento dedicado exclusivamente à cirurgia da coluna no estado, fará uma revisão ampla dos principais conceitos relacionados às doenças da coluna vertebral, com foco nas inovações tecnológicas que vêm transformando a prática cirúrgica. Entre os temas em destaque estão: cirurgia endoscópica, cirurgia robótica, técnicas com navegação assistida e abordagens minimamente invasivas.

“Um evento como esse fortalece a nossa capacidade de oferecer uma medicina de ponta, impulsiona o intercâmbio de conhecimento e consolida a Bahia como referência em medicina especializada. É um ganho para toda a população baiana”, destaca Matheus Azi.
 FONTE:GOVBA
Foto: Ascom/HOEB
DA REDAÇÃO:PORTO BRASIL FM -100.9


Veja mais

Notícias
1.
Estudantes da rede estadual já podem se inscrever na BaMUN 2025
Notícias
2.
Campanha promove a doação regular de sangue na Hemoba
Notícias
3.
Governo do Estado amplia eficiência e avança na contratação direta de médicos
Notícias
4.
Jubileu do Senhor do Bonfim aquece turismo religioso em Salvador
Notícias
5.
Hospital da Mulher alerta mulheres para riscos do Câncer de Cabeça e Pescoço
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!