Promoções
Notícias
Notícias
EditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoNotíciasPoliciaTurismo
ProgramaçãoAnuncie
00:05
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Periferia de Direitos: Governo do Estado promove cidadania e oferece serviços na Cidade Baixa

Periferia de Direitos: Governo do Estado promove cidadania e oferece serviços na Cidade Baixa

O projeto Periferia de Direitos tem como objetivo principal garantir que os direitos sociais previstos na Constituição cheguem de forma efetiva às populações

Por Aelson Souza
10 de Julho de 2025 às 14:03


O Governo do Estado realiza, nesta quinta-feira (10), a 2ª edição do projeto “Periferia de Direitos”, no bairro do Bonfim, na Cidade Baixa, em Salvador. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin) por meio da Coordenação de Articulação Social, oferece uma série de serviços essenciais, atividades culturais, esportivas e de cidadania para a população de favelas e comunidades urbanas da região.

Nesta manhã, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou a ação ao lado do vice-governador, Geraldo Júnior, dos secretários de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, da Saúde (Sesab), Roberta Santana, e de outros representantes do Estado. Jerônimo visitou a programação no Colégio da Polícia Militar (CPM), nos Dendezeiros, e no Colégio Estadual Alípio Franca, também no Bonfim. A ação tem como objetivo levar o Estado para dentro das comunidades, promovendo políticas públicas de forma territorializada, com foco na ampliação do acesso a direitos sociais e na escuta qualificada das demandas da população.

Saúde

No Colégio da Polícia Militar, a Sesab promove a Feira Saúde Mais Perto, em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia. Até sexta-feira (11), moradores da região têm acesso gratuito a exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, mamografia e coleta laboratorial. Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h, mediante apresentação de RG, CPF, Cartão SUS e solicitação médica.

A cuidadora e autônoma, Rosana César de Jesus, de 56 anos, é moradora do bairro Jardim Cruzeiro e destacou a importância da ação e a praticidade em ter os serviços disponíveis. “Eu acho uma maravilha. Já é a segunda vez que eu venho e estou amando. Todos os exames que eu preciso fazer, eu estou achando aqui hoje”, disse.

A secretária Roberta Santana destacou a importância da ação. “A nossa missão é garantir que a saúde chegue para todos, especialmente para quem tem mais dificuldade de acesso. Essa é uma ação concreta de cuidado e cidadania”.

Justiça, direitos e proteção social

Já no Colégio Estadual Alípio Franca, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) oferece uma série de atendimentos e orientações jurídicas. Por meio da Coordenação de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos (CPCDH), são realizados serviços como emissão gratuita da segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito. O público também participa de rodas de conversa sobre temas como o combate ao tráfico de pessoas, trabalho escravo e políticas de migração e refúgio. As discussões fazem parte da campanha internacional “Coração Azul”, coordenada na Bahia pela CETP/SJDH em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o chefe de gabinete da SJDH, Raimundo Nascimento, que representou o secretário Felipe Freitas, o projeto fortalece o papel do Estado como agente de inclusão. “Estamos promovendo direitos humanos com base no diálogo, na escuta e no atendimento direto à população”, afirmou. O Procon-BA, também presente no evento, realiza atendimentos para renegociação de dívidas, registro de reclamações e orientações sobre direitos do consumidor.

Parceria e serviços

O evento conta ainda com uma estrutura diversificada no Colégio Estadual Alípio Franca. Entre os parceiros e serviços ofertados, estão: Seades/Corra pro Abraço - com atendimento especializado para populações vulneráveis; Centro Comunitário Irmã Dulce - com oficinas de dança e acolhimento para mulheres; Coelba - com troca de lâmpadas e descontos na conta de energia mediante reciclagem; Embasa - com atendimento ao consumidor; SineBahia/Setre - com cadastro para vagas de emprego; Cojuve- com serviços voltados à juventude; Defensoria Pública - com atendimento jurídico gratuito; Fundação Pedro Calmon - com exposição literária sobre Carolina Maria de Jesus e biblioteca móvel; Hemoba- com doação de sangue; Flem - com informações sobre o Programa Primeiro Emprego; Sepromi - com serviços do CrediAfro e Centro Nelson Mandela; Instituto Pedro Melo - com emissão de carteira de identidade (RG); Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) - com atendimento com unidade móvel; além de atividades culturais e esportivas na quadra do colégio, com participação ativa da comunidade.

Projeto Periferia de Direitos

O projeto Periferia de Direitos tem como objetivo principal garantir que os direitos sociais previstos na Constituição cheguem de forma efetiva às populações que vivem em áreas periféricas de Salvador. A iniciativa busca fortalecer o protagonismo das comunidades, ampliar o acesso a políticas públicas e integrar as ações entre diferentes órgãos do governo.

Segundo o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o projeto é uma ferramenta fundamental para aproximar o Estado das realidades locais. “É uma ação transversal entre várias secretarias, com o objetivo de levar a política pública e os serviços do Governo do Estado até a ponta, diretamente ao cidadão, especialmente nas periferias, onde muitas pessoas enfrentam dificuldades para se deslocar durante a semana, pegar um ônibus, acessar um serviço. Por isso, trazer esses atendimentos para mais perto, para as periferias, é fundamental. O governador Jerônimo quer justamente isso, governar para todos e todas."

Repórter: Joci Santana/GOVBA
FONTE:GOVBA

Veja mais

Notícias
1.
Pacientes do Hospital da Mulher se emocionam com projeto ‘Música Cura’, de vocalista da Timbalada
Notícias
2.
Bahia avança no turismo com a chegada de mais de 90 mil visitantes estrangeiros no 1º semestre de 2025
Notícias
3.
Plano Pena Justa avança na Bahia com criação de Comitê Estadual de Políticas Penais da Bahia
Notícias
4.
Festividades do 2 de Julho contam com mais de 2 mil policiais e bombeiros e ativação do CICC
Notícias
5.
Governo do Estado firma contrato com Banco do Nordeste para implantar e ampliar sistemas de esgotamento sanitário em municípios baianos
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!