Promoções
Notícias
Notícias
EditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoNotíciasPoliciaTurismo
ProgramaçãoAnuncie
10:16
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Bahia será sede regional do maior evento de ciência, tecnologia e inovação do país

Semana Nacional de CT&I terá como tema a cultura oceânica e também será sediada por Brasília

Por Aelson Souza
13 de Junho de 2025 às 14:56

Com uma forte ligação com a economia do mar, a Bahia foi escolhida como uma das sedes da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2025, ao lado de Brasília. O evento, previsto para acontecer de 7 a 12 de outubro, é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), sendo coordenado na Bahia pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Esta será a primeira vez que o estado recebe oficialmente o título de sede regional da principal mobilização científica do país, que terá como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

A temática escolhida para a 22ª SNCT dialoga diretamente com a realidade do território baiano. A economia do mar é um dos pilares do desenvolvimento socioeconômico local e, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), movimenta cerca de R$ 80 bilhões por ano. O estado possui a maior extensão litorânea do Brasil, com 1,16 mil quilômetros de costa e 46 municípios banhados pelo mar. É também onde se encontra a Baía de Todos-os-Santos, a maior do país e a segunda maior do mundo.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, ressalta que o tema da SNCT reforça uma agenda estratégica para o estado. “A economia dos oceanos é muito importante para a Bahia. Temos a maior faixa litorânea do país, uma biodiversidade riquíssima e um potencial enorme para desenvolver a economia azul de forma sustentável. É um tema que estamos tratando com muito cuidado e seremos, junto com Brasília, sedes da SNCTI 2025, justamente por reconhecer essa relevância e o potencial que temos para desenvolver a economia azul”.

Para Inácio Arruda, secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, regionalizar o evento é essencial para ampliar o debate sobre o tema da SNCT. “É muito importante essa regionalização e o debate em torno do nosso tema da 22ª SNCT. O tema é o oceano, o oceano como fonte de produção de riqueza, o oceano como desenvolvimento e, sobretudo, a nossa atitude com o oceano. Um oceano preservado, capaz, então, de permitir que a humanidade gere e produza mais riqueza com a sua preservação. E é preciso distribuir esse tema. É preciso dialogar com o país inteiro. Portanto, vamos à Bahia no nosso evento regional. A regionalização como ponte de ampliação do espaço de debate”, afirma.
FONTE:GOVBA
Foto: Ascom/Secti
DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM-100.9


Veja mais

Notícias
1.
Leitos de UTI inaugurados pelo Estado ampliam atendimento na rede de saúde pública de Luís Eduardo Magalhães
Notícias
2.
Itaparica recebe ação integrada para avaliar presença de medusa invasora
Notícias
3.
Secretaria da Administração convoca 1.475 universitários para o Partiu Estágio
Notícias
4.
O som da sanfona é destaque na TVE com o Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana
Notícias
5.
Bahia promove programação da Semana do Meio Ambiente
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!