Promoções
Notícias
Notícias
EditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoNotíciasPoliciaTurismo
ProgramaçãoAnuncie
23:01
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Educação→Comitê Gestor discute Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Comitê Gestor discute Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGEPD) realizou na quarta (24)

Por Aelson Souza
25 de Outubro de 2024 às 13:46

Comitê Gestor discute Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência


O Comitê Gestor Estadual de Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência (CGEPD) realizou na quarta (24), uma reunião de balanço e prospecção das ações intersetoriais da pasta, onde foi apresentado o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O Plano dialoga com a execução do programa do Governo Federal ‘Viver Sem Limites 2’. Coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), a instância reúne diversas secretarias para o planejamento, elaboração e execução de políticas públicas voltadas para o segmento.

O Plano Estadual é um instrumento estratégico do Governo do Estado, que estabelece diretrizes, objetivos e metas para o enfrentamento das barreiras e desigualdades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no Estado. Seu propósito é assegurar direitos civis, econômicos, sociais, culturais e ambientais para esse público e suas famílias, promovendo, por meio da articulação de políticas, programas e ações integradas, o exercício pleno e equitativo de seus direitos.


Foto: Ascom/SJDH
A reunião foi conduzida pelo secretário interino da SJDH, Raimundo Nascimento, e contou com a participação de representantes das Secretarias Estaduais de Saúde (Sesab), Educação (SEC), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Segurança Pública (SPP) e Comunicação (Secom). Durante o encontro, foram apresentadas sugestões de ações que visam ampliar a efetividade das políticas públicas para o segmento.

Viver sem Limite 2

De âmbito federal, o programa Viver Sem Limite 2 tem como objetivo promover os direitos das pessoas com deficiência, organizando suas ações em quatro eixos principais: Gestão e Participação Social; Enfrentamento ao Capacitismo e à Violência; Acessibilidade e Tecnologia Assistiva; e Promoção do Direito à Educação, Assistência Social, Saúde e demais Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais. O programa visa aprimorar a gestão pública, com foco no combate ao capacitismo, no desenvolvimento de tecnologia assistiva e na ampliação do acesso a direitos fundamentais.

Fonte: Ascom/SJDH


Veja mais

Notícias
1.
Falamansa leva o forró universitário ao Largo do Pelourinho
Notícias
2.
Festividades do 2 de Julho contam com mais de 2 mil policiais e bombeiros e ativação do CICC
Notícias
3.
Em encontro com parceiros e beneficiários, Corra apresenta resultados alcançados em Vitória da Conquista
Notícias
4.
Iniciativa do Governo do Estado, Selo Lilás certifica organizações baianas por ações de equidade de gênero no trabalho
Notícias
5.
São João da Bahia 2025 termina com 19 foragidos da Justiça localizados e baixo número de ocorrências
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!