Promoções
Notícias
Notícias
CulturaDireitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoJustiçaLiteratura CristãMeio AmbienteNotíciasPoliciaSaúdeTurismo
ProgramaçãoAnuncie
15:59
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→ A exposição Tecituras das memórias afroindígenas, faz parte do projeto de mesmo nome realizado pelo coletivo Ybryda, coletivo de artistas indígenas e afroindígenas da região sul da Bahia
Imagem: FOTOS: AELSON SOUZA CARDOSO - RÁDIO PORTO BRASIL FM -100.9

A exposição Tecituras das memórias afroindígenas, faz parte do projeto de mesmo nome realizado pelo coletivo Ybryda, coletivo de artistas indígenas e afroindígenas da região sul da Bahia

O projeto Tecituras das Memórias Afroíndigenas, foi realizado com recursos da política nacional mAldir Blanc (PNAB)

Por DA REDAÇÃO: PORTO BRASIL FM 100.9
16 de Outubro de 2025 às 13:25

 A exposição Tecituras das memórias afroindígenas, faz parte do projeto de mesmo nome realizado pelo coletivo Ybryda, coletivo de artistas indígenas e afroindígenas da região sul da Bahia, que tem como objetivo a execução de projetos de arte, cultura e geração de renda para pessoas afroindigenas e LGBTQIAPN+ no território da Costa do “Descobrimento”.
O coletivo surgiu de uma feira de arte multilinguagem com caráter híbrido. O projeto Tecituras das Memórias Afroíndigenas, foi realizado com recursos da política nacional mAldir Blanc (PNAB), por meio da prefeitura municipal de Porto Seguro, com apoio do Governo do Estado e do Ministério da Cultura.


E aconteceu durante os dia 1 a 14 de outubro, sendo coordenado pela artista Evelyn Emi (afroindígena pataxó), Emydyô (afrotupinambá) e por Lucas Alfaro. Tendo a exposição das obras dos artistas Emydyô, Ianina, Lucas Alfaro, Evelyn Emi, Simirã Pataxó, Marysol Costa e também artesanatos produzidas pela família ferreira e família Salles, moradores da TI de Coroa Vermelha.

Além da exposição, o projeto contou com 8 oficinas ofertadas no Centro de Cultura, aberta para toda a comunidade, sendo elas: duas oficinas de pintura com geotinta e pigmentos minerais, ministrada pela Simirã Pataxó, duas oficinas de fotografia com o Lucas Alfaro, duas oficinas de encadernação artesanal com Jhonatan Almeida e duas oficinas de experiência do sensível com Orlean, que ensinou sobre a defumação com ervas de cura e com Lucas Ramos, ensinando malabarismos com bastões e bolinhas de malabares produzidas na oficina.

No dia 9 de outubro foi realizada uma roda de conversa sobre Arte, Identidade e Ancestralidade que contou com a mediação da professora Martha Matos, que busca explorar o papel da arte na construção da identidade, em diálogo com a ancestralidade.

O evento de encerramento do projeto aconteceu no dia 14 de outubro, às 16h e contou com a exposição das obras produzidas durante as oficinas e com a defesa de TCC da artista Evelyn Emi, graduanda em Licenciatura em Artes e suas Tecnologias, pela Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, orientada pela professora Cinara de Araújo e tendo como integrantes da banca a professora Annaline Curado e Adriana Pesca (Hitxá Pataxó).

O trabalho dialoga diretamente com a temática da exposição propondo um contraponto visual às narrativas hegemônicas, por meio da imagem e das grafias, como uma expansão narrativa que inscreve a história da comunidade e dos lugares, compondo um caminho poético e uma cartografia sensível da memória singular e coletiva.

Tendo como objetivo central analisar como esses saberes afroindígenas se inscrevem na subjetividade e na criação artística, a partir de um modo de conhecimento do mundo profundamente enraizado no afeto, na observação minuciosa do ambiente, na coletividade e na escuta dos mais velhos. Analisando como a memória, quando nutrida por essas raízes, transforma-se em uma ferramenta potente de cura, pertencimento e construção de novos futuros possíveis.

Veja mais

Jornalismo
1.
Polícia de SP faz nova operação contra falsificadores de bebidas
Notícias
2.
Creche Mais Infância conta com apoio da SEC na semana comemorativa ao Dia da Criança
Notícias
3.
Jerônimo Rodrigues reforça compromisso da Bahia com segurança alimentar em congresso nacional
Notícias
4.
Outubro começa com eventos diversificados na Bahia e movimentação no turismo
Notícias
5.
FILME DE PORTO SEGURO DISPUTA PRÊMIO NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA EM FLORIANÓPOLIS
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!