Promoções
Notícias
Notícias
CulturaDireitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoJustiçaMeio AmbienteNotíciasPoliciaSaúdeTurismo
ProgramaçãoAnuncie
21:33
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Agronegócio responde por 29,6% da economia baiana no segundo trimestre de 2025

Agronegócio responde por 29,6% da economia baiana no segundo trimestre de 2025

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontou variação nominal de

Por Aelson Souza
17 de Setembro de 2025 às 16:47

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio baiano, calculado e divulgado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), apontou variação nominal de 14,6% no segundo trimestre de 2025 na comparação com o mesmo trimestre de 2024. Em termos reais (crescimento nominal descontada a variação dos preços), houve crescimento de 5,0%. Em valores correntes, o PIB do agronegócio totalizou R$ 41,9 bilhões, equivalendo a 29,6% da atividade econômica baiana, ou seja, para cada Real que circulou na economia baiana no segundo trimestre, R$ 0,30 centavos se originaram em alguma atividade econômica que tem relação direta com a produção agropecuária.

O cálculo do agronegócio leva em consideração a análise de quatro agrupamentos de atividades econômicas: agregado I, agregado II, agregado III e agregado IV. O agregado I refere-se às atividades que fornecem algum insumo que venha a ser utilizado na produção agropecuária. Este segmento contribuiu com 5,0% do PIB do agronegócio.

O agregado II corresponde à própria atividade agropecuária. No segundo trimestre de 2025 esse agrupamento contribuiu com 66,5% do PIB do agronegócio, e essa maior participação foi determinada pela combinação de dois elementos: expansão na produção agrícola (cereais, algodão, soja, café e lavoura permanente); e elevação nas cotações dos principais produtos agropecuários. Importante destacar que, no segundo trimestre, temos um efeito sazonal que influencia nos resultados da agropecuária, visto que a maior parte da produção agrícola da Bahia é concentrada no segundo trimestre, com destaque para as colheitas da soja, algodão e, em menor magnitude, do café.

O agregado III corresponde às indústrias de base agrícola, isto é, indústrias que processam produtos oriundos da atividade agropecuária. Esse agregado contribuiu com 7,2% do PIB do agronegócio.

Finalmente, o agregado IV, que correspondente às atividades de distribuição e comercialização, contribuiu com 21,3% do PIB do agronegócio, tendo como destaque o segmento de transporte.

Diante dos resultados apresentados, percebe-se a importância do agronegócio para o crescimento da economia baiana, na medida em que está integrado a atividades econômicos importantes do estado, como indústria de transformação, comércio, transportes e outros serviços.

Fonte: Ascom/SEI
DA REDAÇÃO: PORTO BRASILFM -100.9

Veja mais

Notícias
1.
Jerônimo encaminha à Alba projeto de lei que cria secretaria especial para assuntos relacionados à Ponte Salvador-Itaparica
Notícias
2.
Estudante baiana de 16 anos é campeã brasileira de Taekwondo
Notícias
3.
Em São Paulo, Bahia é destaque como destino gay friendly na Conferência Internacional da Diversidade
Notícias
4.
Hospital Geral Roberto Santos faz apelo por doações de sangue
Notícias
5.
Sistema FIEB realiza campanha de doação de sangue com unidade móvel da Hemoba
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!