Promoções
Notícias
Notícias
CulturaDireitos HumanosEditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoJustiçaLiteratura CristãMeio AmbienteNotíciasPoliciaSaúdeTurismo
ProgramaçãoAnuncie
09:40
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Educação→Estado e municípios alinham estratégias para o Programa Bahia Alfabetizada

Estado e municípios alinham estratégias para o Programa Bahia Alfabetizada

Na tarde desta sexta-feira (8), a União dos Municípios da Bahia (UPB) sediou a reunião do Comitê Estadual do Programa Bahia Alfabetizada. O encontro serviu para definir

Por Aelson Souza
09 de Agosto de 2025 às 17:06

Na tarde desta sexta-feira (8), a União dos Municípios da Bahia (UPB) sediou a reunião do Comitê Estadual do Programa Bahia Alfabetizada. O encontro serviu para definir estratégias para mobilizar as prefeituras a aderirem à iniciativa. Instituído pela Lei nº 25.668/2025, o programa estabelece uma política permanente de alfabetização, fortalecendo o regime de colaboração entre o Estado e os 417 municípios baianos, visando garantir a alfabetização das crianças na idade adequada e combater o analfabetismo.

O encontro promoveu o alinhamento institucional, a socialização das ações em curso e estabeleceu encaminhamentos para a implementação do programa, que prevê recursos, material didático, formação continuada e ações integradas para melhorar a aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental e recompor conteúdos nas séries seguintes.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Helaine Souza, destacou que a reunião fortaleceu o diálogo para garantir a alfabetização na idade certa. “Esta foi a primeira reunião do Comitê de Monitoramento e Acompanhamento da Lei do Bahia Alfabetizado, sancionada esta semana pelo governador. Agora, os diferentes entes se reúnem para a efetivação desta política tão importante para a vida dos baianos”.

Participaram da reunião representantes do Instituto Anísio Teixeira (IAT); das universidades estaduais da Bahia (UNEB), de Feira de Santana (UEFS) e de Santa Cruz (UESC); da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME); da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), da Defensoria Pública, da APLB-Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia; e da UPB, além de órgãos e entidades parceiras que atuarão de forma articulada na execução do programa.

Fonte: Ascom/SEC
Foto: Kauan Moreira
DA REDAÇÃO: PORTO BRASILFM -100.9

Veja mais

Notícias
1.
Hospital Regional de Porto Seguro ganha novas áreas obstétricas e de emergência
Notícias
2.
Lula se reúne com papa Leão XIV, pela primeira vez, no Vaticano
Notícias
3.
App Preço da Hora Bahia já foi baixado mais de um milhão de vezes pelos baianos
Notícias
4.
Governo do Estado promove 1º Campeonato Estadual dos Povos Indígenas da Bahia Mupoiba
Notícias
5.
Sema e MMA escutam municípios do sertão baiano sobre desafios da desertificação
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!