Promoções
Notícias
Notícias
EditalEducaçãoEleiçõesEntretenimentoEsportesJornalismoNotíciasPoliciaTurismo
ProgramaçãoAnuncie
19:26
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
Notícias
Notícias→Notícias→Operação Festa Junina: Ibametro reforça fiscalização para proteger o consumidor

Operação Festa Junina: Ibametro reforça fiscalização para proteger o consumidor

Com o objetivo de proteger os consumidores baianos durante os festejos juninos, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria de

Por Aelson Souza
10 de Junho de 2025 às 14:26

Com o objetivo de proteger os consumidores baianos durante os festejos juninos, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) e órgão delegado do Inmetro na Bahia, iniciou nesta terça-feira (10) a Operação Festa Junina. A ação segue até o dia 18 de junho com fiscalização intensificada em diversos estabelecimentos do estado.

Durante esse período, as equipes técnicas do Ibametro estarão em campo vistoriando supermercados, mercearias, padarias e mercados de bairro. O foco da operação são os alimentos mais consumidos nesta época do ano, como bolos de milho e aipim, amendoins, paçoca, pé-de-moleque, cocadas, leite de coco, canela, licores, farinhas, pipoca, canjica e outros.

De acordo com o diretor-geral do Ibametro, Thales Dourado, a fiscalização busca garantir que os produtos comercializados estejam de acordo com as normas metrológicas e tragam informações corretas aos consumidores. “Nosso papel é assegurar que o consumidor leve para casa exatamente o que pagou. Embalagens com dados incorretos ou enganosos não serão toleradas”, afirmou.

A operação verifica, especialmente, os produtos pré-embalados — aqueles pesados e embalados fora da presença do consumidor — que devem conter, obrigatoriamente, a indicação da quantidade líquida na rotulagem. Já os itens embalados diretamente nos pontos de venda devem informar o peso líquido real do produto, excluindo o peso da embalagem.

Amostras de diversos itens são recolhidas para análise no laboratório metrológico do Ibametro. Os testes avaliam tanto o conteúdo real quanto a veracidade das informações declaradas nos rótulos, conforme exigido pelas normas do Inmetro. Apenas os produtos aprovados são considerados em conformidade com a legislação vigente.

Caso sejam identificadas irregularidades, os estabelecimentos são notificados e têm até 10 dias para apresentar defesa. As penalidades variam de advertências a multas, que podem chegar a R$ 1,5 milhão.

O Ibametro reforça que a população é uma aliada importante nesse processo. Denúncias de produtos ou práticas irregulares podem ser feitas de forma anônima pela Ouvidoria do órgão, através do telefone 0800 071 1888.

Fonte: Ascom/Ibametro

Veja mais

Notícias
1.
Zoo recebe 67 mil visitantes no primeiro mês após reabertura
Notícias
2.
Município de Souto Soares recebe R$ 18 milhões em investimentos do Governo do Estado
Notícias
3.
Escola de Dança da Funceb abre 1.100 vagas para Cursos Livres no segundo semestre de 2025
Notícias
4.
Pacientes do Hospital da Mulher se emocionam com projeto ‘Música Cura’, de vocalista da Timbalada
Notícias
5.
Salvador é escolhida para sediar o Pan-Americano de Dragon Boat
© 2025, Porto Brasil 100.9 FM.
Todos os direitos reservados.
(73) 98803-9902comercial.88fm@hotmail.com

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!
AO VIVO
Porto Brasil 100.9 FM - A nova sintonia da Bahia!